Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Bananal
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


MONUMENTOS

Estação Ferroviária

A elegante Estação Ferroviária, toda em placas de metal almofadadas e assoalhos em pinho de Riga, é mais uma lembrança dos tempos áureos de Bananal.

Inaugurada em 1889, foi importada da Bélgica pelos 'barões do café'. É a única do gênero na América Latina.

 
topo da página

Chafariz

Vindo da Europa, o chafariz, que fica no Largo da Matriz, foi inaugurado em clima de festa em 1880.

Como se pode ler nas atas que registraram o acontecimento, a fonte conseguiu a proeza de unir, no mesmo brinde, facções políticas opostas da cidade.

Localização: Praça da Matriz.

 
topo da página

Solar Aguiar Vallim

O imponente Solar Aguiar Vallim, com dezesseis janelas de gradil na frente e primorosamente acabado interiormente, como o descreveu Zaluar, foi construído em 1860 para os dias de festas e entressafras por Manoel de Aguiar Vallim, um dos produtores de café mais ricos do país naquele tempo. Foto de Roberto Arnaldo Dannecker.

 

 
topo da página

Pharmácia Popular


Já a Pharmácia Popular continua tão bem cuidada quanto antes, quando abriu suas portas em 1830. Fundada pelo francês Tourin Domingos Mosnier, sofreu uma única reforma no final do século XIX, ganhando traços neoclássicos.

Inaugurada como Pharmácia Imperial, mudou de nome em 1889, após o fim da monarquia. Valeriano José da Costa, dono da farmácia naquela época, seguiu os conselhos dos republicanos e trocou Imperial por Popular.

Os balcões eram em pinho de Riga, ornados por ânforas de cristal, contendo água colorida com anilina. O chão é todo revestido com ladrilhos franceses.

O atual proprietário da farmácia - considerada a mais antiga em funcionamento no Brasil - , Sr. Plínio Graça, herdou-a do pai, que a comprara em 1922, sob a condição de não modificá-la nem se desfazer de seu acervo.

 
 
História, Arte e Cultura
.
História
Monumentos
  Estação Ferroviária
Chafariz
Solar Aguiar Vallim
Pharmácia Popular
Artesanato
.
Mapas
.
Brasil

topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site