Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > História, Arte e Cultura
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


Biografias



Bárbara Eliodora, musa e mito

Mulher culta, independente e aristocrática, Bárbara Eliodora reafirmava seus valores na educação esmerada que dava à filha, para quem contratava os melhores mestres da vila. É possível que também fizesse versos e, nesse caso, seria uma das primeiras poetisas do Brasil.

Diferente de Marília, a musa de Tomás Antônio Gonzaga, Bárbara foi uma mulher extremamente moderna e participante e compartilhava com o marido não apenas a vida doméstica, mas também a intelectual e a política. É conhecida sua atuação nos acontecimentos da Inconfidência Mineira. De caráter mais firme que Alvarenga, ela o impede de vacilar quando se sente tentado a delatar seus companheiros. A senha dos conjurados,'Tal dia é o batizado', surgiu de um acontecimento ligado à intimidade do casal: o batizado do filho João Damasceno, que foi oficiado pelo inconfidente padre Toledo na Matriz de Santo Antônio, em São José del-Rei, e teve Gonzaga como padrinho.

Após a denúncia de Joaquim Silvério dos Reis e a prisão de Alvarenga, Bárbara Eliodora toma frente dos negócios da família e enfrenta com a mesma altivez dos tempos venturosos o vexame público e as dívidas deixadas pelo marido. Mas o excesso de sofrimento acarretado pela prisão, exílio em Angola e morte de Alvarenga em 1793, a que se segue a morte da filha Maria Efigênia, compromete sua integridade mental. A última imagem de Bárbara Eliodora oferecida pela tradição é a de uma velha louca, perdida em delírio, percorrendo as ruas de São Gonçalo do Sapucaí, para onde se mudara.

Assim, Bárbara Eliodora sai da vida para entrar no mito. Seu nome se perpetua nos textos da nossa história investida do papel de heroína. No Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles revive essa figura legendária.


Eliana Muzzi

Outras Biografias
  .
Alberto da Veiga Guignard
Alvarenga Peixoto
Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho
Bárbara Eliodora
Basílio da Gama
Chica da Silva
Cláudio Manuel da Costa
Cora Coralina
Coronel Horácio de Matos
Francisco Xavier de Brito
Getúlio Vargas
João Fernandes de Oliveira
Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes
José Joaquim da Veiga Valle
Juscelino Kubitschek
Manuel Francisco Lisboa
Tomáz Antônio Gonzaga
.
topo da página
História, Arte e Cultura
.
História do Brasil
Artes
Biografias
Especiais

Links relacionados
.
Alvarenga Peixoto

Basílio da Gama

Cláudio Manuel da Costa

Tomaz Antônio Gonzaga

Inconfidência Mineira

História da Comarca do Rio das Mortes

Artes na Comarca do Rio das Mortes

Do litoral ao interior: os ciclos econômicos e a formação do Brasil

Conheça:
São João del-Rei
Tiradentes
Ouro Preto

Mapas:
Mapa do Brasil
.
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site