Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Circuito do Maranhão
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


HORIZONTES



A cidade nova e a Lagoa da Jansen



O centro histórico de São Luís fica na baía de São Marcos, às margens do rio Anil.
A cidade ao longo do tempo cresceu para o interior e também atravessou o rio, ocupando uma vasta área plana que acompanha a baía e chega até o litoral.

A ponte José Sarney (1970) e, mais tarde, a ponte Bandeira Tribuzzi, fizeram a ligação entre o centro histórico e os novos bairros da cidade, que agora se estendem na direção das praias.  

Nestes novos bairros existem bons restaurantes, hotéis, cinemas e shoppings. Já quase na orla marítima se destaca a Lagoa da Jansen, recentemente despoluida e recuperada, com largos calçadões e áreas de lazer ao seu redor.

(ver no mapa)
   
 
topo da página


Praias


A orla maritima de São Luís é marcada por praias extensas, planas, de areia dura e clara, com mar raso de temperatura amena.
As praias têm muitas áreas aproveitadas como campos de futebol e costumam ser bem vazias durante a semana, sendo ocupadas pela população da cidade durante os finais de semana.

Em toda sua extensão existem barracas de praia que servem peixe, frutos do mar, cerveja gelada e aperitivos. Cada barraca tem sua atração especial, seja na culinária ou na música, atraindo um público afim. Na praia Ponta d´Areia se encontram vários clubes especializados em reggae.

(ver no mapa)
topo da página


São José do Ribamar

Outro passeio de um dia, nos arredores da cidade é uma visita à cidade histórica de São José do Ribamar, distante 32 km de São Luís. A cidade é o principal destinho da fé no estado. A igreja da cidade, que só se manteve intacta quando foi construída de virada para o mar, homegeia o santo protetor dos pescadores. Cerca de 50 mil romeiros visitam Ribamar no dia 13 de setembro, quando depositam os ex-votos na Casa dos Milagres e visitam a estátua de 17,5 m erguida para o protetor.

A outra festa de destaque da cidade não é nada religiosa: no primeiro fim de semana após quarta-feira de cinzas, mais de 100 mil pessoas se reúnem para assistir um desfile dos tradicionais blocos do carnaval de São Luís.

O acesso se dá por estrada asfaltada, levando em torno de 30 minutos. Uma boa combinação com um taxista pode render um passeio muito interessante.
(ver no mapa)


Horizontes
.
A cidae nova e a Lagoa da Jansen
Praias
São José do Ribamar
.
.
Cidades Próximas:
.
  São Luís
Alcântara

Mapas
.
Circuito do Maranhão
Brasil
.
topo da página
 

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site