Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > São Luiz do Paraitinga
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br

DIÁRIO DE BORDO


"O último reduto dos caipiras" é o apelido desta cidadezinha encravada nos montes do Vale do Paraíba. E é apelido bem dado: a cidade é caipira no melhor sentido da palavra. E com orgulho!

Quem visita Paraitinga pode gastar a maior parte do tempo conversando com seus habitantes, que gostam muito de fazer isso. São doces e muito simpáticos, embora à primeira vista possam parecer reservados.

Dar uma volta pela cidade de manhã bem cedo, quando a névoa ainda está baixa é uma experiência única. Pude ver as janelas das casas se abrindo, pessoas saindo para o trabalho, donas de casa varrendo a calçada. Estamos em maio e a temperatura é de 11º C.

   

Andei até o mercado municipal, onde os comerciantes começam a montar suas lojas. O mercado tem um pátio interno, onde o sol começa timidamente a refletir. Cães dormem...

   

No alto da ladeira, a Igreja do Rosário. Vê-se toda a cidade, embaixo, até a encosta do outro lado. Descendo a ladeira, o caminho me leva até a praça central e à Igreja Matriz. Uns poucos fiéis e vendedores com carrocinhas. Dois cavaleiros desmontam e prendem seus cavalos para ir pedir a bênção ao padre. Mais alguns vira-latas e nenhum turista. Só eu e minha máquina.

   

É fácil andar em Paraitinga. A cidade é pequena e as construções históricas preservadas ficam perto umas das outras. Mas não gaste seu olhar só com elas. As pessoas da cidade são igualmente interessantes.

Ontem foi domingo do Divino, dia em que se encerra as comemorações do feriado do Divino Espírito Santo. Ando pelas ruas e me lembro da procissão, as anjinhas, o padre, as senhoras de negro... Não se preocupe se você não é religioso ou católico. A procissão do Divino de Paraitinga é linda e comovente. Ela toca fundo, em outras partes da nossa pessoa.

Termino meu passeio matinal com um café com leite em uma padaria perto do centro. Cheiro de pão fresco e café. O friozinho persiste.

Bruno Dorfman Buys

topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site