Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Paraty
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br



DIÁRIO DE BORDO




Paraty é uma das cidades mais lindas que já conheci. A localização geográfica em que se encontra é privilegiada e faz do lugar um belo cartão postal, com o centro histórico entre a serra e o mar.

São praias e mais praias lindas, umas movimentadas, outras nem tanto. Por todos os lados, há muito verde. Verde que desce a serra para refletir no mar e embasbacar os que vêm de fora.

As muitas ilhas só podem ser conhecidas nos passeios de barcos. Barcos que estão por toda parte. No porto, no mar, nas ruas alagadas pela maré alta, nas janelas das casas. Barcos grandes, pequenos, luxuosos, de brinquedo. Seu Leonel faz os de verdade. Já o artesão Dito nos encanta com suas miniaturas.

O lugar é quente e úmido. O calor e as muriçocas que vêm da mata quase tiram o juízo da gente, mas tudo bem. Para os incômodos bichos, repelentes. Para o calor, água – das cachoeiras, da praia, da chuva que cai no final da tarde e que, quando não cai, dá um belo espetáculo.
As nuvens carregadas, às vezes, não conseguem ultrapassar a barreira da serra. E aí o que vemos de um lado é sol e mar. Do outro, a serra e o céu carregado, cinza.

Os moradores do lugar são simpáticos, conversados. E corajosos também. As manobras radicais na pedra da cachoeira do Tobogã impressionam os visitantes e poucos se arriscam a imitá-los.

A habilidade com que conduzem suas bicicletas pelas ruas irregulares de pedras também chama atenção. Mal consigo andar normalmente pelas ruas e eles passam de bicicleta...


O calçamento pé-de-moleque às vezes provoca acidentes com os mais apressados. Por isso, calma.
E mulheres, esqueçam os sapatos de salto.
 

No centro histórico bem preservado, é proibido o trânsito de carros. A sensação de estarmos de volta ao passado aumenta ao vermos as carroças que transportam cargas no lugar dos automóveis.

As construções são simples e funcionais e o branco obrigatório das fachadas realça o colorido das portas e janelas. Com suas casas de linhas retas e ruas curvas, Paraty encanta pela simplicidade diante de um cenário grandioso.

Luciana Gomide Vieira


topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site