Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Porto Seguro
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


MONUMENTOS


Marco do Descobrimento

Há controvérsias sobre a origem do Marco do Descobrimento. Embora fosse comum que os portugueses levassem marcos de posse nas expedições, sabe-se que ele não veio com Cabral - talvez para não deixar explícito que havia a intenção de se chegar à nova terra.

Localização: Praça Pero Campos de Tourinho - Cidade Alta (ver no mapa)

topo da página

 

Matriz de Nossa Senhora da Pena

A Matriz de Nossa Senhora da Pena começou a ser construída em 1730, mas já estava em ruínas antes de ser concluída. Em 1773, as obras são retomadas pelo Ouvidor Xavier Monteiro que fez questão de um bom risco, mais elaborado que o da matriz anterior. A torre apresenta terminação piramidal revestida em louça. É a única da Bahia que tem dois vãos sineiros.

A Matriz ainda conserva o antigo púlpito em madeira e imaginária dos séculos XVIII e XIX.

Tudo indica que os altares com arquivoltas foram reaproveitados da matriz de 1730 acrescentando-se a eles coroamentos em estilo rococó.

No altar-mor, encontra-se uma imagem de São Francisco de Assis do século XVI, a mais antiga do Brasil. A imagem pertencia à Igreja do Outeiro da Glória, a primeira construída no país, da qual restam apenas as fundações. A deterioração da igreja obrigou a transferência da imagem para a Matriz de Nossa Senhora da Pena em 1733.

Localização: Praça Pero Campos de Tourinho - Cidade Alta (ver no mapa)
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h

topo da página


Igreja da Misericórdia

A construção da Igreja da Misericórdia é posterior a 1776, no mesmo local de uma antiga capela do século XVI. O frontão, coroado por coruchéus, apresenta volutas e medalhão central, aproximando-se do barroco.

O interior da igreja é singelo. O púlpito pertencia à antiga igreja, mas dos altares aproveitaram-se apenas alguns frontais e colunas. Os três retábulos têm terminações no estilo rococó.

A imagem do Cristo Crucificado foi citada em 1583 pelo padre Fernão Cardim: "Na Misericórdia tem um crucifixo da estatura de um homem, o mais acabado e devoto que já vi, e não sei como a tal terra veio tão rica cousa".

Localização: Praça Senhor dos Passos - Cidade Alta (ver no mapa)
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h

topo da página


Capela do Colégio Salvador

A Capela Colégio do Salvador ou de São Benedito, atual padroeiro, foi construída em meados do século XVII. A fachada apresenta terminação triangular e uma simplicidade típica das construções do primeiro período da colônia.

A capela fazia parte do Colégio Jesuítico do Salvador, demolido em 1917 e do qual restam apenas os alicerces.

Localização: Rua Dr. Antônio Ricaldi (ver no mapa)

topo da página

Fortim

O Fortim, cujas ruínas se encontram à meia encosta da cidade alta, foi o terceiro a ser construído no local. Tudo indica que seja posterior ao fortim do governador Diogo Menezes, do início do século XVII. Sua função era defender a barra do porto da entrada de inimigos.

Localização: Encosta da cidade histórica (ver no mapa)

topo da página

Casa de Câmara e Cadeia

A Casa de Câmara e Cadeia de Porto Seguro, cuja construção em pedra e cal foi concluída em 1772, teve como mestre de obras o próprio Ouvidor José Xavier Monteiro Machado.

A edificação segue o modelo mais modesto de Casas de Câmara e Cadeia adotado no século XVII no Recôncavo Baiano: planta retangular com o telhado de quatro águas, sem pátio interno.

O prédio abriga no segundo pavimento um museu com imaginária e mobiliário dos séculos XVII e XVIII.

Localização: Praça Pero Campos de Tourinho - Cidade Alta
O Museu de Porto Seguro está fechado para reforma (ver no mapa)

topo da página

Casa do Ouvidor

A casa era uma antiga moradia jesuítica, construída na primeira metade do século XVIII. Depois da expulsão dos padres da Companhia de Jesus, a edificação passou a servir de residência aos ouvidores.

Localização: Rua Dr. Antônio Ricaldi, 29 (ver no mapa)

topo da página

Chalé do Dr. Antônio Ricaldi

Construído em 1885 por um médico de grande prestígio na região, Dr. Antônio Ricaldi, o chalé apresenta fachada com cunhais e cornija e um frontão triangular em cujo vértice está uma estatueta.

Localização: Rua Dr. Antônio Ricaldi, 78 (ver no mapa)

 
História, Arte e Cultura
.
História
Monumentos
 

Marco do Descobrimento
Matriz de Nossa Senhora da Pena
Igreja da Misericórdia
Capela do Colégio Salvador
Fortim
Casa de Câmara e Cadeia
Casa do Ouvidor
Chalé do Dr. Antônio Ricaldi

Artesanato
.
Mapas
Centro Histórico
Costa do Descobrimento
Brasil

topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site