Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Prados
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


ARTESANATO


Primeiro o pai e o filho Itamar. Depois, os outros irmãos. Hoje toda a família Julião esculpe tatus, micos e leões em troncos de cedro. Com o tempo, o fazer artístico da família Julião ganhou adeptos e virou tradição em Prados. Vários outros artesãos vivem também do artesanato em madeira. Atualmente as peças esculpidas na cidade são exportadas para a Europa.

Fios esticados de algodão formam a urdidura básica dos tapetes de grade, confeccionados ponto a ponto, manualmente. Acostumadas ao jogo do contraste, as artesãs de Prados guardam na cabeça o desenho a trançar, alternando o preto e o branco na medida certa.

O trançado rústico une o útil ao agradável. Barrigueiras de arreio transformam-se em suporte para revistas e papéis, acompanhando o efeito colorido dos tapetes.

O couro curtido é recortado, marcado em baixo relevo por instrumentos de metal e, depois, costurado para ganhar formas diversas. Cheias de detalhes primorosos, as selas são produzidas manualmente, passando pelas mãos de vários artesãos. Podem levar até um dia para serem finalizadas. Prontas, as selas ficam suspensas no teto das selarias até somarem um único pacote de venda e serem despachadas para cidades mineiras e paulistas.

Conheça também a tradição artesanal do Campo das Vertentes.

 
História, Arte e Cultura
.
História
Monumentos
Artesanato
.
Mapas
.
Circuito
Brasil

topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site