Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > São João del-Rei
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br



DIÁRIO DE BORDO

 

mina de ouro Presidente Tancredo Neves

À primeira vista, o casario de São João del-Rei pode parecer pequeno. Grande engano. Por estarem mais espalhadas do que em outras cidades, tem-se a impressão de que São João não preservou tanto suas construções mas elas estão ali e são muitas. A cidade guarda um grande acervo representativo de três épocas distintas, com construções barrocas, ecléticas e modernas.

mina de ouro Presidente Tancredo Neves

O Córrego do Lenheiros atravessa a cidade dividindo-a. Em sua margem esquerda concentram-se as construções coloniais características do século XVIII e, na direita, edificações do século XIX, a chamada arquitetura eclética, formada por grandes casarões e também construções do século XX. Essa peculiaridade do casario de São João del-Rei deve-se a um fato positivo de sua evolução. A cidade, diferentemente do que aconteceu com a grande maioria das cidades históricas que se formaram graças à exploração de ouro, não passou por um período de estagnação econômica com o fim do ciclo do ouro.

mina de ouro Presidente Tancredo Neves

Desde cedo, São João del-Rei desenvolveu outras atividades econômicas que garantiram seu crescimento contínuo, como a agropecuária e o comércio. Por isso, a cidade não parou e as construções continuaram. Visitada pelos modernistas no início do século XIX, São João encantou artistas e aparece em obras de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

mina de ouro Presidente Tancredo Neves

O lugar é muito animado na maior parte do ano. Frequentada por muita gente jovem, graças aos estudantes da Funrei, São João tem um dos mais tradicionais e agitados carnavais de Minas. Sua tradição musical, suas orquestras e bandas, imprimiram aos eventos realizados ali uma musicalidade ímpar, uma linguagem especial presente até no badalar de seus sinos. Os diferentes toques dos sinos anunciam nascimentos, mortes, batizados e outros acontecimentos para os moradores do lugar.

Mas, apesar do crescimento, São João preserva a vida tranquila e os costumes do interior. Gente acolhedora, comida boa, belezas naturais e sossego. Muito sossego.

Luciana Gomide Vieira

 
 
topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site