Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > São Luís
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


ARTESANATO
A riqueza do artesanato encontrado em São Luís é fruto da mistura de povos e da diversidade natural que compõe o Maranhão.
Para encontrar os diversos produtos do estado, vá até o Ceprama, órgão oficial de estímulo ao artesão instalado num galpão reformado no bairro da Madre Deus.

Da fibra do buriti, uma das árvores mais comuns do estado, são produzidas diversas peças como bolsas, tapetes e chinelos. Os produtos vêm da cidade de Barreirinhas.

Também na região de Barreirinhas pequenos engenhos produzem a tiquira, uma substituta à altura da tradiocional cachaça (rara na região). Feita a partir da mandioca e curtida na casca da tangerina - daí sua cor arroxeada - a tiquira é uma herança dos índios da região.


Dos açorianos, primeiros enviados para a colonização portuguesa, ficou a renda de bilro.

A festa do Bumba-meu-boi deixa lembranças para os turistas fora de temporada, como as miniaturas dos bois e personagens da festa. Quem quiser também pode levar para casa peças de azulejos pintados, característica tradicional da cidade.

Uma variedade de frutas inexistentes em outras regiões do país, como bacuri, cupuaçu e murici, rendem deliciosos licores, sucos, doces e sorvetes.

Unanimidade em todo o Maranhão, o Guaraná Jesus é mais do que uma excentricidade para turistas: é bebida obrigatória na mesa dos locais. Crianças e adultos adoram o líquido cor-de-rosa com gosto de chicletes e as brincadeiras em torno do curioso nome.

Ceprama - Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão
Rua de São Pantaleão, 1232 - Madre Deus
Segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábado, 9h às 20h. Domingo, 9h às 13h
topo da página
História, Arte e Cultura
.
História
Monumentos
Cultura
Bumba-meu-boi
Festa do Divino
Artesanato
Arquitetura

.
Fotos:
Azulejos

Mapas
.
Centro Histórico
Circuito do Maranhão
Brasil
.
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site