Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Serra do Mar
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br



ARREDORES DE BANANAL

Fazendas

As antigas fazendas de café que circundam Bananal são testemunhos de um período áureo, em que o ouro verde dominava grandes extensões de terra e criava fortunas.

Na Fazenda Resgate, que pertenceu ao vaidoso comendador Manoel de Aguiar Vallim, um dos homens mais ricos de sua época, todo o brilho do passado imperial manifesta-se no luxo e refinamento de seu imenso sobrado, um dos mais importantes exemplares da arquitetura neoclássica da região.

A Fazenda dos Coqueiros, mais modesta, preserva sua estrutura do século XIX: o belo casarão colonial, o terreirão e o lavador de café e, também, a sombria senzala, onde viviam os escravos.

topo da página



Parque Nacional da Serra da Bocaína

Criado em 1971, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é a maior reserva contínua de mata atlântica do país: 110 mil hectares. Sua área abrange seis municípios, alcançando o litoral na vila de Trindade, em Paraty. A grande variação de altitude do parque - do nível do mar até os 2.088 metros do Pico do Tira Chapéu - explica a diversidade de ecossistemas que abriga: ilhas oceânicas, formações estuárias, encostas recobertas pela floresta tropical, matas de araucárias e campos de altitude. A região é cortada pela Estrada da Cesaréia, também chamada Trilha do Ouro ou Trilha dos Mineiros. Construída pelos escravos no século XVIII, boa parte do seu leito ainda está pavimentado com grandes pedras. Para percorrer toda a estrada, refazendo o percurso das tropas de burros que carregavam o ouro de Minas Gerais até o litoral, é preciso três dias de caminhada.

topo da página



Estação Ecológica de Bananal


A 25 km do centro histórico, fica a Estação Ecológica de Bananal, uma área de 884 hectares que abriga remanescentes da mata atlântica, além mais de 200 espécies de animais ameaçados de extinção: o sagüi da serra escuro, a onça parda, o cachorro do mato e aves como o gavião pega macaco, o gavião pomba, a aratinga, o jacu e o inhambu-açu. A importância deste ecossistema - que originalmente cobria todo litoral brasileiro - fez com que a UNESCO declarasse as áreas em que ele ainda ocorre como Patrimônio da Humanidade.
topo da página
Horizontes
.
Fazendas
Parque Nacional da Serra da Bocaína
Estação Ecológica do Bananal
.
Fotos:
Passeio pelos arredores
.
.
Cidades do Circuito:
.
Paraty
Cunha
São Luiz do Paraitinga
Bananal
Paranapiacaba
Embu das Artes


Mapas
.
Brasil
.
 

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site