Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Serra do Mar
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br



ARREDORES DE PARATY

Encravada entre o mar e a montanha, Paraty oferece aos seus visitantes uma grande diversidade de paisagens. Rios encachoeirados descem a verdejante Serra da Bocaina, fazendo girar as rodas d'água dos alambiques, para depois seguir seu caminho até o mar. Atravessam a floresta atlântica que toma conta das encostas. Formações rochosas criam piscinas naturais, de água doce ou salgada. À beira-mar, o relevo acidentado dá forma às 300 praias e 65 ilhas da baía. São enseadas de águas tranqüilas ou costões castigados pela violência do mar.

Em função desta natureza generosa, o território da cidade abriga cinco áreas de proteção ambiental, algumas se sobrepondo às outras. A mais importante é o Parque Nacional da Serra da Bocaina, cuja entrada principal fica no Estado de São Paulo (veja nos arredores de Bananal). Além dele, há o Parque Estadual de Paraty-Mirim, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, a Reserva Ecológica de Juatinga e a Área de Proteção Ambiental da Baía de Paraty.


Praias

As linhas recortadas do litoral de Paraty desenham praias de formas e tamanhos variados, banhadas por águas que refletem a cor da Mata Atlântica. Vem daí o nome Costa Verde, como é chamada a região litorânea do sul do Estado do Rio de Janeiro. Na cidade ficam as praias do Pontal e Jabaquara. Seguindo a rodovia Rio-Santos, outras praias e prainhas guardam surpresas.

topo da página



Trindade

Segundo a lenda, nos tempos da colônia Trindade era um refúgio de piratas e corsários que esperavam ali o momento certo para pilhar embarcações carregadas de ouro. Os piratas sabiam das coisas: o lugar é um dos mais bonitos do litoral de Paraty. Hoje, a pequena vila abriga alternativos de todos os quadrantes. Neste ponto, o Parque Nacional da Serra da Bocaina estende seus limites até o mar e incorpora uma parte do território da vila, incluindo a imperdível Piscina do Cachadaço. A área também é protegida pelo Parque Estadual de Paraty-Mirim e pela APA do Cairuçu. (ver no mapa)

topo da página



Passeio de Barco


A serra parece invadir o mar na baía de Paraty. O resultado desta invasão são ilhas e ilhotas, recobertas com uma densa mata ou formadas por rochas nuas. As altas montanhas também deixam isoladas inúmeras praias praticamente selvagens. Por isso é preciso se aventurar e navegar essas águas.
topo da página



Paraty-Mirim


A vila de Paraty-Mirim, era uma alternativa ao Porto de Paraty para o escoamento do ouro e outras transações comerciais. Durante o ciclo do café, era também ponto de desembarque de escravos, muitas vezes ilegal, para as lavouras paulistas. Ali havia ainda muitos engenhos e fazendas de cana de açúcar. A partir do século XIX, o lugarejo entrou em decadência. Deste passado, restam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e as ruínas de outras edificações que faziam parte da casa e do engenho da Fazenda Paraty-Mirim. Situada num lugar de grande beleza natural, onde a Mata Atlântica circunda as praias, toda a área da vila é protegida pelo Parque Estadual de Paraty-Mirim, pela APA do Cairuçu e pela Reserva Ecológica de Juatinga. (ver no mapa)

topo da página
Horizontes
.
Praias
Trindade
Passeio de Barco
Paraty-Mirim
Cachoeiras
Outros Passeios
.
Fotos:
Passeio pelos arredores
.
.
Cidades do Circuito:
.
Paraty
Cunha
São Luiz do Paraitinga
Bananal
Paranapiacaba
Embu das Artes


Mapas
.
Arredores de Paraty
Brasil
.
 

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site