Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Tiradentes
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


DIÁRIO DE BORDO

Capela de Santo Antônio
A pequena Tiradentes possui um charme inversamente proporcional ao seu tamanho. Uma das menores e, atualmente, mais visitadas cidades históricas de Minas, é difícil encontrar quem não se encante por ela. Um dos motivos é a combinação perfeita entre patrimônio histórico e natureza exuberante.

A cidade, que possui um rico patrimônio do século XVIII, homogêneo e bem preservado e é cercada pela Serra de São José, já foi cenário de muitas novelas, séries e filmes. Muitos de seus moradores atuais são pessoas que vieram para visitar e por aqui ficaram.

A forte sensação de estar voltando no tempo ao chegar à cidade deve-se em parte à boa conservação das construções, praças e ruas e também à calmaria do lugar. Apesar de atrair muitos turistas, Tiradentes não se descaracterizou. Pelo contrário. Seus habitantes têm consciência da importância de se preservar cada canto dali pois sabem que esta é sua maior riqueza.

Capela de Santo Antônio
Capela de Santo Antônio
Capela de Santo Antônio

Antigos costumes também são cultivados. Chegar na cidade de Maria Fumaça e percorrer suas ruas de charrete, chacoalhando com as pedras pé-de-moleque, é uma viagem no tempo. As charretes são uma das grandes atrações do Largo das Forras, onde ficam estacionadas com uma organização impressionante

Capela de Santo Antônio
Há muito o que se ver e fazer na cidade e arredores. Uma caminhada pelas ruas do centro histórico nos leva aos monumentos mais importantes, entre eles a bela Matriz de Santo Antônio, restaurada recentemente. Também no centro histórico, existem muitas lojas com artesanato da região do Campo das Vertentes. Nos arredores, há a imperdível viagem de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei,
o passeio até a Serra São José, que pode ser feito a pé ou a cavalo, as trilhas e cachoeiras e a ida até Bichinho para conhecer a Oficina de Agosto e almoçar no restaurante da Dona Joana.

Por falar em comida, a cidade, que é lugar de mesa farta, aprendeu muito com o Festival de Gastronomia realizado anualmente em agosto. Há bons restaurantes de cozinha internacional além da tradicionalíssima comida mineira, muito bem servida no lugar.

Luciana Gomide Vieira



 

topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site