Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Trancoso
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br


DIÁRIO DE BORDO


Agitos e paz se revezam na vila de Trancoso.

Fora de temporada, quem quer sossego encontra aqui uma bucólica Trancoso. Além das belas praias, muitas desertas, o vilarejo oferece ao visitante a oportunidade de compartilhar o ritmo gostoso da vida em torno do famoso Quadrado, uma espécie de grande praça onde todos se encontram. Ali é o lugar para tomar uma cerveja gelada no fim do dia enquanto se observa a algazarra das crianças.
Entre as pousadas e restaurantes, desde as mais simples até as mais sofisticadas, percebe-se o cuidado com os mínimos detalhes. Em Trancoso, é fácil concluir que o segredo do bem viver está nas pequenas coisas.

O povoado foi escolhido para abrigar a Fundação Quadrilátero do Descobrimento, que luta pela implantação do MADE - Museu Aberto do Descobrimento -, já criado pelo governo federal em 1996.

Este museu a céu aberto, que rompe com os modelos tradicionais, abrange a faixa litorânea que vai da barra do rio Caí, no município de Prado, até Santa Cruz Cabrália. Os acidentes geográficos e os povoados descritos nos antigos documentos deixados pelos primeiros portugueses a chegar aqui são as peças principais do seu acervo.

O povoado de Trancoso ainda preserva o traçado primitivo da aldeia jesuítica que lhe deu origem: um enorme gramado retangular - conhecido como Quadrado - com uma igreja na cabeceira. Os lados do Quadrado são formados por fileiras de casas simples e bem cuidadas, ocupadas pelos próprios nativos ou por pousadas, restaurantes e lojinhas cheias de objetos originais.

A Igreja de São João Batista conserva em sua fachada uma simplicidade que guarda certas sutilezas, como o frontão curvilíneo sem molduras e as grossas pilastras que o sustentam.

De Trancoso pode-se chegar a pé ou a cavalo a Caraíva, uma curiosa vila banhada pelo rio de mesmo nome. Construída nas areias da praia, não possui luz elétrica ou carros, que ficam guardados do outro lado do rio. É uma ótima opção para quem quer aliar o rústico e a natureza às grandes festas promovidas pelos turistas na alta temporada.

Anna Karina C. Bartolomeu

 
 
topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site