COMPARTILHAR
Anúncios Google
MANUEL FRANCISCO LISBOA
Anúncios Google
 

Manuel Francisco Lisboa é o autor do projeto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, depois alterado por seu filho, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.Nasceu na freguesia de Jesus de Odiva, no arcebispado de Lisboa, chegando a Vila Rica em 1724. Carpinteiro, mestre-de-obras e arquiteto, seu nome está ligado às principais obras executadas na primeira metade do século XVIII, em Vila Rica. Projetou a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (1727) e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1766).

Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, os oito altares laterais e a capela-mor revelam formas exuberantes, características do estilo joanino.Construiu o Palácio dos Governadores, atual Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto, com base em projeto do sargento-mor José Fernandes Alpoim, e atuou na Igreja de Santa Efigênia. É responsável também pela construção de inúmeras pontes.

Era irmão de Antônio Francisco Pombal, arquiteto que executou o monumental interior da Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Faleceu em Vila Rica em 1767, sem ver concluída a Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima de seu filho Aleijadinho.

Cristina Ávila

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *