Cidades Históricas Brasileiras Ciclope LTDA
 Home > Ouro Preto
notícias e boletim entre em contato Ciclope.art.br Sertoes.art.br



ARTESANATO


O artesanato de Ouro Preto está entre os melhores de Minas e do Brasil. Tudo está genuinamente ligado à tradição artística da cidade. Artistas e artesãos trabalham a pedra-sabão, a taquara, a madeira, os metais e as pedras preciosas, fundamentados nas diversas expressões artísticas do século XVIII, com as quais convivem diariamente.


Jóias e Pedras Preciosas

O comércio de jóias e pedras preciosas é uma atividade tradicional em Ouro Preto. A diversidade de suas gemas permite a criação de jóias finas e de qualidade. No distrito de Santo Antônio do Leite, uma comunidade de artesãos desenvolve original trabalho de ourivesaria, confeccionando jóias em prata e pedras preciosas. A Mina do Vermelhão, onde ocorre a maior concentração do mineral, nas proximidades da cidade, e a Mina do Capão, no distrito de Rodrigo Silva, fazem de Ouro Preto a capital do topázio imperial.

A cidade é ainda a única produtora mundial de topázio imperial, o mais valioso entre os diversos tipos de topázio. As gemas são encontradas nas mais variadas tonalidades: do vermelho-cereja, passando pelos tons alaranjados, até o amarelo-claro. Quanto mais forte a coloração, mais cara a gema.

 

 

Pedra Sabão

Em Santa Rita de Ouro Preto e em outras localidades, como a Mata dos Palmitos, famílias inteiras dedicam-se à extração e à manufatura de objetos artísticos e utilitários de pedra-sabão, exportados diretamente para a Europa e os Estados Unidos. Cachoeira do Campo, outro distrito, também é um importante produtor de utilitários em pedra-sabão.

 

 

Taquara e Palha

No subdistrito de Lavras Novas, antigo arraial minerador, a tradição do artesanato em taquara persiste. Ali, a taquara transforma-se em cestos e esteiras, usados comumente pelas famílias ouro-pretanas para revestir tetos, decorar ambientes e acondicionar frutas e outros objetos da casa.

 

 

 

Arte e Antigüidade

Em Ouro Preto há bons antiquários que trabalham com mobiliário e objetos de época. Galerias e lojas especializadas expõem e comercializam desenhos, gravuras e pinturas de artistas plásticos, alguns consagrados nacional e internacionalmente. Na cidade existem cerca de sessenta ateliers.


 
História, Arte e Cultura
.
História
Monumentos:
Civis
Religiosos
Museus

Artes:
Artesanato
Arquitetura
Pintura
Escultura
Música

Teatro
Literatura
Especial:
Ig. S. Francisco
Biografias:
Alberto da Veiga Guignard
Aleijadinho 
Alvarenga Peixoto
Bárbara Heliodora
Cláudio Manoel da Costa
Francisco Xavier
Manuel F. Lisboa
Tomaz Gonzaga
Tiradentes     
.
Veja também:
Compositores e trechos de Música Colonial em MG
.
Mapas
Centro Histórico
Brasil

topo da página
voltar

Busca
Google
Web Neste site
Anuncie
Anuncie seus serviços ou seu estabelecimento nas páginas do Cidades Históricas Brasileiras e seja visto por todos os nossos visitantes.

Clique aqui para maiores detalhes.
Participe
O que anda acontecendo em sua cidade? Há alguma festa marcada para o próximo mês? Deixe aqui a sua dica e contribua na divulgação do evento: ela poderá ser incluída em nossa agenda mensal.

Clique aqui para deixar seu recado.
Sobre este site
Cidades Históricas Brasileiras é um projeto da Ciclope - Arte e publicações em meios digitais.



 

créditos fontes ajuda mapa do site