COMPARTILHAR
BLOGUE
05/04/2014
02/04/2014
Anúncios Google
OURO PRETO
Anúncios Google
 

Ouro Preto: praça Tiradentes“Temos a sensação de estar voltando no tempo”. “Parece um cenário de filme de época”.

Quem já não ouviu (ou falou) uma destas frases ao se referir a alguma cidade histórica? Tento fugir de tais comentários para escrever sobre Ouro Preto mas não consigo. Talvez porque em nenhum outro lugar esta sensação de voltar no tempo me pareça tão verdadeira. E forte.

Ouro Preto: casarioNão é só pela grandeza do casario do século XVIII, que causa muita impressão. Ouro Preto tem um clima peculiar, marcante e a sensação de déjà-vu ao caminhar por suas ruas, principalmente numa madrugada tranquila, toma conta da gente.
Em todo canto há indícios da grande riqueza que fez a cidade acontecer e também da enorme diferença social que já existia nos tempos da antiga Vila Rica:
casas sóbrias e sofisticadas com porões escuros e úmidos; a imponente Praça Tiradentes e as construções simples dos bairros mais afastados.

Ouro Preto: casario
Edificações como o Museu da Incofidência, uma verdadeira fortaleza no centro da cidade e a Igreja do Pilar com suas paredes e altares cobertos de ouro, denunciam os tempos de fartura, época em que Ouro Preto chegou a ser uma das maiores cidades do mundo.
Há muito para se ver em Ouro Preto. São muitas igrejas e museus, chafarizes e pontes por todos os lados, um casario histórico enorme.

A Praça Tiradentes é o centro da cidade e ponto de encontro de turistas e moradores. E por falar em turistas, um pequena volta em Ouro Preto é suficiente para escutar diálogos em inglês, espanhol, francês, italiano, português, dinamarquês, alemão. É de chamar a atenção a quantidade de estrangeiros que visitam o lugar de segunda a segunda.

Ouro Preto: artesanatoMas a cidade não é só para inglês ver, não senhor. É muito mais do que se pode descrever neste texto ou nas fotos espalhadas por estas páginas. É passado mas também é presente. E há que se tomar cuidado com seu futuro. O crescimento desorganizado e o descuido fizeram com que a Unesco ameaçasse tirar o título de Patrimônio da Humanidade de Ouro Preto. Muito já foi feito mas ainda há muito mais para se fazer para preservar a cidade.

Luciana Gomide

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>